segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Escola Estadual Antonio Valadares
Turma:1° ano
Carga Horaria:2h/a
Disciplina: Língua Portuguesa
Professores:Erica Ramalho Nunes, Andreia Ortiz Nantes,Juliana Rodrigues da Silva, Verônica dos Reis Gonçalves.
Conteudo: Gêneros Textuais
Objetivos:Reconhecer e empregar, adequadamente, em um texto, os mecanismos coesivos de referencia por substituição e reiteração.
Metodologia:Na STE com o auxilio do blog do professor professoraveronicaliteratura.blogspot.com.br, sera postado o texto Morte e Vida Severina para trabalhar com gêneros textuais,explicando sobre o que é, e também citando exemplos de gêneros.Em seguida fazer questionamentos aos alunos,sobre texto se eles já leram esse texto,ou outros que estejam ligados a esse gênero,através dos questionamentos os alunos terão que responder,tecendo comentários no blog.
Avaliação:Os alunos serão avaliados de acordo com os comentários postados,avaliando a riqueza de detalhes contidas no texto Morte e Vida Severina.A nota será de 0 a 5.
Observação:Será deixado no blog aos alunos,links de textos e vídeos, para encontrar material de estudo e pesquisa para esta aula.
http://www.culturabrasil.pro.br/joaocabralde melonetoo.htm
http://www.youtube.com/watch?v=clKnAG2Ygyw
http//www.brasilescola.com/literatura/generos-literarios.htm

2 comentários:

  1. O texto Morte e Vida Severina trata-se de um texto que fala sobre a triste vida de um nordestino que sai do interior, sua terra natal, e vai em busca de novos caminhos na cidade grande. Severino questiona sobre a morte, sobre a triste realidade de viver uma vida complicada, uma vida difícil. Ele questiona com um personagem no texto se vale a pena mesmo viver, se não é melhor morrer de uma vez. Severino sabe na pele a realidade do sofrimento.

    Alunos :Alexandre n°01, Lucas n°17, Sara n°20 e Thainá n°23
    3 ° ano "A"

    ResponderExcluir
  2. Morte e Vida Severina retrata a história de um homem do interior que quer tentar a vida na "cidade grande" em busca de novas oportunidades, em busca de uma vida melhor. Em decorrer dos acontecimentos tristes da vida de Severino, ele se torna um homem triste, sem esperanças, que só vê o lado ruim da vida, ele se questiona se realmente existe alguma coisa boa para ser vista e vivida nessa vida, ele se questiona sobre as alegrias, pois a vida de Severino tinha sido de muito sofrimento, então ele perdeu o encanto pela vida e pelas belezas da mesma.

    Alunos: Crischiman Rodrigues nº. 05, Victória Cheles nº.24 e Weslley Matheus nº.25

    ResponderExcluir